Fazer o que gosta e ainda ganhar dinheiro com isto, é o ideal em todo empreendimento. Mas isto nem sempre acontece! Muitas pessoas amam o que fazem, mas não tem rentabilidade. Outras ganham dinheiro, mas não se sentem realizadas com suas atividades.

Afinal, o que devemos fazer para ganhar dinheiro na profissão que amamos? Vamos apresentar para você cinco dicas para fazer sucesso com artesanato. Se você é artesão e ama o que faz, está lendo o artigo certo! Fique atento as nossas dicas.

1 – Deixe sua marca registrada no objeto.

Deixe sua marca registrada no objeto

 

Quando você registra seu nome, ou sua marca em um objeto feito artesanalmente, você está assinando a obra. Ou seja, você está valorizando o seu trabalho.

A questão é: será que Pablo Picasso, quando pintava suas primeiras obras, imaginava que com o passar do tempo suas pinturas ficariam cada vez mais valiosas?

Será que ele pintou algum quadro e não assinou o seu nome? Se ele fez isso, será que este quadro sem sua assinatura tem valor comercial hoje?

Não importa qual o tipo de artesanato você faz. Se ele feito manualmente é considerado uma obra de arte. Então, dê valor a ela. Deixe as pessoas conhecerem seu nome e sua marca.

Você pode inserir uma etiqueta de qualidade, uma plaqueta metálica, ou um bordado assinando sua obra.

2 – Sustentabilidade tem impacto comercial.

Artesanato sustentável feito com matéria prima da natureza

 

Você pode pensar que não, mas tudo o que é realizado de forma sustentável, tem mais impacto comercial. Utilizar materiais reciclado, reaproveitando-os, é uma forma sustentável de fazer seus artesanatos, pensando no meio ambiente e nas gerações futuras.

Segundo especialistas do Sebrae, para o artesanato, um produto que já é reconhecido por sua cultura pode ter um diferencial ainda maior, através da sua forma de produção ambientalmente sustentável.

Integrar produtos que seriam descartados, ao artesanato, possibilita uma diminuição de custos considerável e consequentemente eleva a lucratividade.

Deixe as pessoas saberem que você tem este cuidado com a natureza. Divulgue isto em seus produtos. “Produto feito a mão e com recursos sustentáveis! ”

3 – Foque em uma técnica específica.

Artesanato moldado em barro a mão livre

 

As pessoas não são reconhecidas pela diversidade de coisas que podem fazer, e sim por aquilo que fazem com excelência. Você pode até ter em seu portfólio de produtos, vários tipos de artesanatos. Por exemplo: crochê, tricô, macramê, pintura, feltros, e aí vai.

Não é um problema ter uma vasta linha de produtos para apresentar aos seus clientes. Isto, na verdade, é necessário para garantir o desempenho do seu negócio.

O que quero lhe dizer, é que você precisa ser reconhecido por algo que faça muito bem. As pessoas devem olhar um produto e dizer: “ Ah! Este tapete foi a Maria quem fez! ” Consegue compreender?

Você precisa ser bom o suficiente em uma técnica, afim de que, as pessoas reconheçam sua personalidade em um artesanato feito por você.

4 – Aproveite as datas comemorativas.

Guirlanda decorativa

 

Aproveitar as datas comemorativas é uma maneira inteligente de garantir suas vendas. Aposte em decorações natalinas, presentes para o dia das mães e lembranças temáticas que estão presentes a cada ano, como páscoa, festa junina, dia das crianças, e as estações do ano.

Aproveite o final de ano para trabalhar com garrafas decorativas, guirlandas, toalhas com bordados vermelhos e dourado. Chame a atenção do cliente para a temática que você pretende apresentar em seu produto. Isto motiva o consumidor na compra.

5 – Crie peças exclusivas.

Peças exclusivas para bebês.

 

Uma das características que está na natureza de cada artesão é a criatividade. É fato que para se ter agilidade e o negócio fluir, o ditado “nada se cria, tudo se copia” pode ter seu valor.

Mas quando as pessoas procuram por um produto artesanal, significa que elas querem algo exclusivo, algo que foi feito sob medida, sob encomenda. Algo que foi feito pensando nelas.

Então, se você tem disponível peças exclusivas, que ninguém mais tem, com certeza isto chamará atenção dos clientes mais exigentes.

Foque nestas dicas e fique atento ao nosso blog. Com certeza, muitas outras dicas importantes poderão impulsionar o seu negócio. Coloque em prática tudo que aprender e certamente, verá os benefícios com a sua dedicação.

Se você tem interesse de ganhar dinheiro online através dos produtos que você curte fazer?

Então eu tenho uma boa notícia!

Você sabia que é possível promover cursos referente a vários assuntos dentro plataforma Hotmart e ganhar até 60% de comissão?

É só se cadastrar, se afiliar ao produto e depois promove-lo em suas redes sociais.

Leia o artigo 10 Melhores Programa de Afiliados.

Deixe uma resposta